segunda-feira, 19 de julho de 2010


Como escolher brinquedos para bebês?

Bebê e Primeira Infância, nesta fase cada objeto, som e movimento é estudado cuidadosamente pelos pequeninos com a maior curiosidade. As descobertas, por mais simples que pareçam aos adultos, trazem um enorme aprendizado.

Eles descobrem o mundo brincando, experimentando e interagindo. Mais do que simplesmente divertir, brincar é uma ótima oportunidade para estimular os pequenos. Assim, cada idade tem seus jogos, brinquedos e brincadeiras.

A coordenação motora, a noção espacial, a maturidade emocional e o grau de independência, dependerá muito do que você oferece, seja em materiais - brinquedos e objetos, ou em exemplos e estímulos de imaginação – como brincadeiras de Faz-de-conta e etc.

Brincar só faz bem. Quanto mais e mais variadas as atividades, melhor.

Confira algumas dicas:

Bebês de 0 a 6 meses – Nos primeiros meses, brinquedos coloridos e que produzem sons, como móbiles e caixinhas de música, despertam muito a atenção dos pequeninos. Brinquedos leves, macios e que possam ser levados à boca, como chocalhos e mordedores de borracha, são os preferidos.

Bebês de 6 a 12 meses – A partir dos seis meses, cubos coloridos, objetos do cotidiano como telefones, brinquedos de montar e blocos de empilhar também são divertidos. Fique atento a peças pequenas, partes soltas e pontas afiadas para evitar acidentes – bebês adoram provar o gosto de tudo. Já para crianças com cerca de um ano, o grande desafio é aprender a andar. Por isso, incentive brincadeiras sensoriais e que estimulem a coordenação motora. Passeios de carrinho, como ir ao parque e ver novas paisagens são estimulantes e proporcionam imenso prazer aos bebês, pois mexem com os todos os sentidos.

Não basta apenas escolher o brinquedo certo para o seu filho, é necessário também participar ativamente das brincadeiras junto a ele. Pais e filhos que brincam juntos fortalecem laços de confiança, respeito e amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário